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Artigos

v. 18 n. 3 (2023): DEZEMBRO 2023

As influências do engajamento na percepção de sistemas de gestão da qualidade na indústria de óleo e gás

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2023.v18n3.1827
Enviado
outubro 24, 2022
Publicado
2023-12-22

Resumo

As empresas estão cada vez mais inseridas em um sistema de melhoria contínua, dando importância à necessidade de garantir aos seus clientes que os produtos e serviços ofertados tenham qualidade e, para tanto, buscam implementar mudanças significativas que o comprovem. A fim de possuir um maior controle organizacional, atrair novos consumidores e melhorar o seu desempenho e relacionamento com os fornecedores, diariamente as organizações têm investido no Sistema de Gestão de Qualidade. O presente estudo tem por objetivo verificar a influência do engajamento de pessoas na percepção de sistemas de gestão organizacionais, de acordo com o modelo Job-Demands Resources em empresas do segmento de óleo e gás que optaram por obter certificações dos seus sistemas de gestão pelo API (American Petroleum Institute). Na pesquisa foi utilizada a triangulação de técnicas de obtenção e análise de dados a fim de prover uma visão atenta aos aspectos subjetivos, focando na observação do envolvimento de gestores e colaboradores, na adoção de boas práticas e em fatores críticos de sucesso na implementação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). A pesquisa de campo, realizada em três empresas situadas em Macaé, estado do Rio de Janeiro, mostrou que, durante a implementação do SGQ, ocorreram alguns problemas, tais como o baixo envolvimento dos colaboradores, a necessidade de suporte e feedbacks constantes através de comunicações contínuas, bem como, por parte dos colaboradores, dificuldade de concentração e priorização das atividades, além da necessidade de formação e de maior quantitativo de mão de obra; houve, ainda, relatos de resistência às mudanças. No entanto, foram verificados impactos positivos da implantação da certificação e do engajamento dos colaboradores em todas as organizações entrevistadas, contribuindo para uma ampla melhoria interna, para o aumento da satisfação dos clientes, percepção de boa reputação, eficiente relacionamento com fornecedores, maior controle dos processos e produtividade. Com a análise do engajamento e consequências das certificações, o presente trabalho visa contribuir para a compreensão da relevância desses processos, permitindo uma visão mais ampla no ramo de petróleo e gás acerca da percepção de sistemas de gestão organizacionais.

Palavras-chave: Engajamento; Percepção; Sistemas de Gestão.

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