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Artigos

v. 17 n. 2 (2022): AGOSTO 2022

Análise de redes sociais em uma cadeia de suprimentos de uma empresa de esquadrias

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2022.v17n2.1665
Enviado
julho 22, 2020
Publicado
2022-10-03

Resumo

As organizações, em busca por melhor desempenho operacional e por vantagem competitiva, têm buscado alternativas para a identificação de problemas e oportunidades de melhoria no contexto do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Nesse contexto, a Análise de Redes Sociais, em conjunto com a Teoria dos Grafos, surge como uma das ferramentas utilizadas para tal finalidade. Logo, o presente artigo busca analisar os efeitos da imersão relacional e estrutural no desempenho logístico de uma empresa de esquadrias de alumínio a partir de um estudo de caso. Para a obtenção de dados e informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o gestor responsável pelo setor de compras. Os resultados mostram que alguns fornecedores possuem considerável influência na cadeia de suprimentos, seja ela positiva ou negativa. Ela pode ser positiva trazendo a consolidação de parcerias entre as empresas com uma relação forte e confiável e será negativa, por exemplo, quando no processo o produto sofre avarias ou atrasos. Destaca-se ainda a necessidade de a empresa melhor estabelecer indicadores de desempenho logístico a fim de avaliar quantitativamente os impactos da cadeia nas atividades operacionais, com o objetivo de auxiliar em tomadas de decisões estratégicas mais assertivas.

Palavras-chave: Análise de redes sociais; Cadeia de suprimentos; Desempenho operacional.

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